
LEAA
Laboratório de Estudos Agrários e Ambientais
Universidade Federal de Pelotas - UFPel
APRESENTAÇÃO
O Laboratório constitui-se em um projeto de Extensão Permanente (Cód. COCEPE/UFPEL 53006011) que em articulação com o Grupo de Pesquisa Estudos Agrários e Ambientais, inscrito no Diretório dos Grupos de Pesquisa do CNPq, representa um espaço institucional vinculado aos Departamentos de Geografia e de Antropologia e Arqueologia da Universidade Federal de Pelotas, desenvolvendo atividades de pesquisa, ensino e extensão voltadas aos estudos rurais e regionais. O grupo de pesquisa do LEAA é formado por uma equipe de professores-pesquisadores e alunos bolsistas e orientandos de cursos de graduação e pós-graduação e dedica-se aos estudos sobre a heterogeneidade dos espaços rurais, buscando apreender, por um lado, a diversidade na organização sócioespacial da agricultura familiar e, por outro, as dinâmicas e identidades territoriais, entendendo o desenvolvimento local e regional como resultante das inter-relações complexas entre natureza e sociedade, ou seja, que o ambiente natural e as tradições culturais encontram-se imbricados na construção dos territórios rurais.
Criado em 2001 como projeto de extensão permanente, na perspectiva de ancorar atividades de ensino, pesquisa e extensão, atualmente o Laboratório de Estudos Agrários e Ambientais – LEAA é constituído por uma equipe de professoras/ pesquisadoras/es e estudantes – bolsistas e não bolsistas –, de graduação e de pós-graduação, especialmente dos cursos de Geografia e de Antropologia da Universidade Federal de Pelotas. A principal marca da produção acadêmico-científica do grupo envolvido neste projeto está em sua associação a temáticas pertinentes ao mundo rural. O LEAA ocupa um espaço físico-institucional junto ao Instituto de Ciências Humanas da UFPel, colocando-se, no escopo de seus projetos e ações, como mediador na interlocução com outras instituições – acadêmicas e não acadêmicas – e com a sociedade. Essa mediação se materializa em atividades de ensino, voltadas ao aprendizado extracurricular de discentes – é assim que, no processo recente de curricularização da extensão na UFPel, o LEAA integra ações dos cursos de Geografia e de Antropologia –; de projetos de pesquisa, que possibilitam a participação de docentes e discentes de graduação e de pós-graduação na prática da pesquisa acadêmica; bem como em ações de extensão, que objetivam a integração com a comunidade, a partir do diálogo entre seus saberes e experiência e os produtos resultantes da criação cultural e da pesquisa científica geradas na instituição. Além disso, também no sentido da ampla disponibilização da produção acadêmico-científica nas temáticas a que se dedica, o LEAA se propõe à organização, sistematização e arquivamento de monografias, dissertações, teses, livros, periódicos e outros materiais bibliográficos, estabelecendo-se como fonte e espaço de consulta para interessados/as nos estudos rurais.
QUEM SOMOS:
Coordenadoras
Profª. Drª. Edilma Fernandes da Silva
Profª. Drª. Giancarla Salamoni
Profª. Drª. Maria Regina Caetano Costa
Profª. Drª. ...
Acadêmicas/os
Guilherme Rodrigues de Rodrigues
Michelle Fernandes Queiroz Zechner
Pedro Henrique Soares Raupp
Colaboradoras/es
Carmen Janaina Batista Machado
PUBLICAÇÕES
FRANZ, Juliana Cristina; PINTO, Carlos Vinícius da Silva; SALAMONI, Giancarla. REPRODUÇÃO E PERMANÊNCIA DA AGRICULTURA FAMILIAR: um estudo de caso no município de Lajeado – RS. II Colóquio de Pesquisa do NEA. Rio Claro,UNESP, 2010. PDF
RIBEIRO, Veridiana Soares; SALAMONI, Giancarla. REFORMA AGRÁRIA E A REORGANIZAÇÃO DO TERRITÓRIO: O CASO DO ASSENTAMENTO 24 DE NOVEMBRO – CAPÃO DO LEÃO – RS. II Colóquio de Pesquisa do NEA. Rio Claro,UNESP, 2010. PDF
MOURA, Lucimára dos Santos de; SALAMONI, Giancarla. INTEGRAÇÃO AO MERCADO E PRODUÇÃO PARA O AUTOCONSUMO: Estratégias socioprodutivas na agricultura familiar de Favila- Canguçu/RS. II Colóquio de Pesquisa do NEA. Rio Claro,UNESP, 2010. PDF
BARROS, Lânderson Antória; CABANA, Glauber Sudo; Salamoni, Giancarla; COSTA, Adão José Vital da. AGROECOLOGIA E SUAS RELAÇÕES COM A EDUCAÇÃO AMBIENTAL: a questão do lixo doméstico e agrícola. II Colóquio de Pesquisa do NEA. Rio Claro,UNESP, 2010. PDF
PINTO, Carlos Vinícius da Silva; FRANZ, Juliana Cristina; SALAMONI, Giancarla. A AGRICULTURA E A CIDADE: A produção de alimentos no espaço urbano de Pelotas-RS. II Colóquio de Pesquisa do NEA. Rio Claro,UNESP, 2010. PDF
MENASCHE, Renata; SALAMONI, Giancarla. ENSINO, PESQUISA E EXTENSÃO NO RURAL: a experiência do laboratório de estudos agrários e ambientais- LEAA. A Extensão Universitária nos 50 da UFPEL – Parte III – Meio Ambiente. Pelotas, UFPEL, 2020. PDF
SALAMONI, Giancarla; DREHMER, Ana Carolina Bilhalva; WASSMANSDORF, Luiz Felipe; SODRÉ, Maiara Tavares; COSTA, Maria Regina Caetano; ROSA, Mateus Silva da; SILVA, Tieissa Fonseca da. Geografia da Serra dos Tapes: natureza, sociedade e paisagem. Pelotas, UFPEL, 2021. PDF.
ARTIGOS
FEHRENBACH, A. ; SALAMONI, G. . A multifuncionalidade da paisagem rural no município de Arroio do Padre-RS. GEOGRAFIA (RIO CLARO. IMPRESSO), v. 43, p. 19-30, 2018.
SODRE, M. T. ; SALAMONI, G. . Potencialidades territoriais para o desenvolvimento rural: os mercados institucionais de alimentos em Pelotas-RS. GEOGRAFIA (RIO CLARO. IMPRESSO), v. 43, p. 31-42, 2018.
KONZGEN, Q. R. S.; SALAMONI, G. . As múltiplas funções da agricultura familiar: um estudo sobre a conservação/preservação dos recursos naturais e da paisagem rural da localidade da Glória - Canguçu-RS. GEOGRAFIA (RIO CLARO. IMPRESSO), v. 43, p. 7-18, 2018.
FRANZ, J. C. ; SALAMONI, G. . A formação de um sistema agrário híbrido: estudo de caso sobre as continuidades e rupturas na agricultura familiar de Lajeado-RS. GEOGRAFIA (RIO CLARO. IMPRESSO), v. 43, p. 43-52, 2018.
SODRE, M. T. ; SALAMONI, GIANCARLA . O TERRITÓRIO COMO PROPULSOR DO DESENVOLVIMENTO: AS REPERCUSSÕES DOS PROGRAMAS DE COMPRAS PÚBLICAS NO SISTEMA DA AGRICULTURA FAMILIAR EM PELOTAS/RS. REVISTA DA ANPEGE, v. 13, p. 113-146, 2017.
REJANE DA SILVA KONZGEN, QUELI ; SALAMONI, GIANCARLA . A multifuncionalidade da agricultura familiar: um estudo na localidade da Glória - Canguçu/RS. Campo.Território, v. 12, p. 46-74, 2017.
SODRE, M. T. ; SALAMONI, G. . EM BUSCA DAS ORIGENS GEOGRÁFICAS DO CONCEITO DE SISTEMA AGRÁRIO: REVISITANDO OS CLÁSSICOS. Geografia (Rio Claro. Impresso), v. 41, p. 313-330, 2016.
FERREIRA, DARLENE APARECIDA DE OLIVEIRA ; HESPANHOL, ROSÂNGELA APARECIDA DE MEDEIROS ; SALAMONI, GIANCARLA . AGRICULTURA, DESENVOLVIMENTO REGIONAL E TRANSFORMAÇÕES SOCIOESPACIAIS. REVISTA DA ANPEGE, v. 12, p. 25-42, 2016.
FRANZ, J. C. ; SALAMONI, G. . DO SISTEMA AGRÁRIO COLONIAL AO PROCESSO DE MODERNIZAÇÃO NA AGRICULTURA FAMILIAR DO MUNICÍPIO DE LAJEADO ? RS: AS PERMANÊNCIAS E RUPTURAS. Revista GeoNordeste, v. XXVII, p. 108-122, 2016.
PINTO, C. V. S. ; SALAMONI, GIANCARLA . CONTRIBUIÇÕES PARA A CONSTRUÇÃO DA CATEGORIA DA AGRICULTURA FAMILIAR EM ESPAÇOS URBANOS: um estudo sob a ótica das interfaces cidade-campo em Pelotas-RS. Campo.Território, v. 11, p. 24-45, 2016.
SODRE, M. T. ; SALAMONI, GIANCARLA . A coexistência do pensamento cartesiano e sistêmico: as limitações territoriais enfrentadas pelo PAA e PNAE em Pelotas/RS. SOCIEDADE & NATUREZA (UFU. ONLINE), v. 28, p. 457-471, 2016.
FERNANDES, S. ; SALAMONI, G. . O Sistema da Agricultura Familiar camponesa: um estudo no distrito de Santa Teresinha- Palmeira das Missões-RS. Sociedade e Território, v. 27, p. 149-167, 2015.
SALAMONI, G.; WASKIEVICZ, C. A. Serra dos Tapes:espaço, sociedade e natureza. TESSITURAS: REVISTA DE ANTROPOLOGIA E ARQUEOLOGIA, v. 1, p. 73-100, 2013.
AIRES, C. H. L. ; SALAMONI, G. . Agricultura Familiar e as relações sociais de trabalho:um estudo sobre a pluriatividade na Vila Freire- Cerrito-RS. Geografia Ensino e Pesquisa, v. 17, p. 41-54, 2013.
RIBEIRO, V. S. ; SALAMONI, G. . A Territorialização Camponesa no Assentamento 24 de Novembro- Capão do Leão-RS.. Campo - Território, v. 6, p. 194-217, 2011.
SALAMONI, G.; DUARTE, T. S. ; COSTA, Adão José Vital da . Turismo no Espaço Rural, Práticas Locais e Imigração Italiana: o caminho colonial do vinho- Pelotas/RS. Rosa dos Ventos, v. 3, p. 207-215, 2011.
ROHNELT, P. B. C. ; SALAMONI, G. . A organização socioespacial da Agricultura Familiar: as estratégias de reprodução no 4º Distrito de Canguçu-RS. Geografia. Ensino & Pesquisa (UFSM), v. 13, p. 72-85, 2009.
FEREIRA, Jean Samarone Almeida ; SCHWARTZ, Losane Hartwig ; SALAMONI, G. . A Organização da Agricultura Familiar na Localidade de Harmonia I - São Lourenço do Sul-RS. Geografia (Rio Claro), v. 33, p. 449-466, 2008.
FINATTO, Roberto Antônio ; SALAMONI, G. . Agricultura Familiar e Agroecologia: perfil da produção de base agroecológica do município de Pelotas - RS. Sociedade & natureza (UFU. Online), v. 20, p. 199-217, 2008. Citações:18|3
SALAMONI, G.; FUNK, Fabiana . Transformações no sistema técnico da agricultura familiar: o caso dos abastecedores comunitários em Santa Teresinha - São Pedro do Butiá-RS. Geografia (Rio Claro), v. 32, p. 143-153, 2007.
SALAMONI, G.; BARCELOS, Letícia Fonseca da Silva . modernização agrícola versus agroecologia: uma análise teórica. Geografando (UFPEL), v. 1, p. 69-94, 2007.
SALAMONI, G.; COSTA, Adão José Vital da ; CUNHA, Ana Paula de A ; COSTA, Ricardo P . A Gestão do Lixo no Espaço Rural. Cadernos Temáticos, Brasília-DF, v. 8, p. 33-38, 2006.
FUNK, Fabiana ; BORGES, Maria Antonieta Mendes ; SALAMONI, G. . Pluriatividade:uma estratégia de sustentabilidade na agricultura familiar nas localidades de Capão Seco e Barra Falsa- 3ºdistrito- Rio Grande RS. Geografia (Londrina), v. 15, p. 51-61, 2006.
SALAMONI, G.; SIMCH, Teresinha Lemos . Produção familiar na agricultura: uma aproximação á proposta de Lamarche. Geografia (Rio Claro), Rio Claro, v. 29, n.2, p. 295-307, 2004.
SALAMONI, G.; GERARDI, Lucia Helena de Oliveira . Agroquímica e Fumicultura no Rio Grande do Sul. Geografia (Rio Claro), Rio Claro - SP, v. 27, n.2, p. 121-130, 2002.
SALAMONI, G.. A imigração alemã no Rio Grande do Sul - o caso da comunidade
pomerana de Pelotas. História em Revista (UFPel), v. 7, p. 25-42, 2001.
